Domínio del Aguila

Christiano Pazzini e Marcelo Guimarães, dois apaixonados pelo vinho, têm viajado pelo mundo buscando vinícolas que apresentem pioneirismo e qualidade nos seus vinhos. As últimas viagens foram ao norte da Espanha e Portugal onde uma vinícola chamou suas atenções: Domínio del Aguila. É uma vinícola familiar com sede em La Aguilera, uma pequena vila em Ribera del Duero, a apenas 10 km de Aranda de Duero e pertencente à Denominación de Origen Ribera del Duero e ao Consejo Ecológico de Castilla y León.  Desde 2010, a bodega vem sendo dirigida pelo casal Jorge Monzón e Isabel Rodero. Jorge vem de uma família de várias gerações de viticultores e seus estudos se basearam em “El suelo, la viticultura y la enología“ nas universidades de Bordeaux e Bourgogne, tendo trabalhado em vinícolas de prestígio, incluindo o Domaine de la Romanée-Conti e o Grupo Vega Sicilia. O maior ativo do Domínio é o vinhedo, 30 hectares de vinhas muito velhas (mais de 80 anos), a maioria em agricultura ecológica (sem pesticidas, com uso de materiais ecológicos na vinha) e algumas parcelas “com pé franco”, além de 5 hectares de vinhas relativamente “jovens” (com menos de 50 anos).

A Tempranillo é a verdadeira protagonista, convivendo de forma harmônica com outras variedades tintas (Bobal, Garnacha ou Cariñena, Bruñal, Monastrell, Tempranillo Gris) e brancas (quase exclusivamente Albillo, mas também Blanca del País). A marca principal da bodega é o Domínio del Águila, um Reserva com média de 30 meses em barricas de carvalho francês, seguida da linha Pícaro del Águila, com média de 15 meses de barrica. A vinícola produz ainda o Canta La Perdiz, um Gran Reserva com mais de 40 meses em barricas de carvalho francês.

Numa apresentação na ABS, foram degustados os 4 vinhos das linhas Pícaro e Domínio del Águila (2 garrafas de cada linha), incluindo 1 branco, 1 clarete e 2 tintos. As médias obtidas após a degustação foram as seguintes: Domínio del Aguila Blanco 2014 – Média 89,6; Pícardo del Aguila Clarete 2015 – Média 88,3; Pícaro del Águila Tinto 2015 – Média 90,4 e Pícaro del Águila Tinto Reserva 2014 – Média 93,0.