Globalização e fragmentação - do vinho boutique ao vinho “shopping center”

A palestra de Fernando Gama teve por objetivo discutir os efeitos da globalização na produção vitivinícola. Assim, optou-se por fazer uma revisão bibliográfica sobre o conceito de globalização e seus diferentes vieses de análise: econômico, político, e cultural. Outro conceito discutido à luz da globalização foi o de fragmentação. Ele surge como seu contraponto, sendo considerado todo fator, movimento de resistência, obstáculo ou oposição crítica à globalização, em especial a do vinho. Finalmente, questionou-se a possibilidade de considerar a globalização de um vinho padronizado ou estandardizado em escala global. Dessa maneira, esse aspecto globalizante fica reduzido a uma escala comercial, tecnológica e cultural, ou seja, a introdução de novos hábitos de bebidas, tentativa de formatação de paladares estandardizados, estimulando seu consumo. Para ilustrar a palestra foram apresentados Dois Vinhos ‘Boutique’ (terroir) – Pacha Mamma Torrontés, orgânico (San Juan, Argentina, 2014) e Almaúnica Merlot (Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul, Brasil, 2011) e dois vinhos “shopping center”: Zapallar Rosé Carménère (Vale Central, Chile, 2014) e Anakena Carménère (Vale Cachapoal, Chile, 2013). Durante o evento foi feita a noite de autógrafos do livro com o mesmo tema, de autoria do Fernando Gama.