228 | Dias de Vinho e Rosas

por Euclides Penedo Borges
gewurztraminerQuem degusta com certa frequência os vinhos da Gewürztraminer, principalmente os da Alsácia, já tem certa familiaridade com o aroma de rosas no vinho. Uva particularmente aromática, a Gewürztraminer é também atrativa para iniciantes por seus aromas florais e frutados, fáceis de reconhecer, predominando os de rosa e lichia. A rosa, entretanto, não é exclusiva da Gewürztraminer.

Rainha das flores em muitas civilizações, diz a Mitologia que a rosa era a flor preferida de Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza. No vinho, esse perfume delicioso, tem como princípio químico o Geraniol, um composto de odor floral que se forma durante a fermentação da uva e que pode aparecer tintos quanto em brancos e rosados. Não espere por ele, porém, em exemplares amadeirados nem em tintos robustos na medida em que se trata de aroma delicado.

Desempenhando importante papel na perfumaria, nenhuma outra flor é tão amada por poetas e músicos… rosas, rosas, rosas…exalam seu perfume em tintos e rosados de castas não muito estruturadas como a Gamay (estilo Beaujolais) e a Pinot Noir (estilo Borgonha) ou em brancos de castas aromáticas como Gewüztraminer, onde em geral é evidente, Torrontés, Viognier e Moscatel.

P.S.: O título deste artigo é inspirado, como já devem ter percebido, no filme “Days of Wine and Roses” (EUA, 1962), de Blake Edwards com Jack Lemmon, Globo de Ouro e Oscar de melhor canção em 1963.