231 | O incrível terroir de Sauternes

284-souternes

A região de Sauternes/Barsac, em Bordeaux, França, irrigada pelas águas do Riacho Ciron (foto ao lado), afluente da margem esquerda do Rio Garonne, inclui cinco comunas a saber, Barsac, Bommes, Fargues, Preignac e Sauternes.

Os vinhos licorosos da região, resultantes de seu terroir particular, são elaborados a partir de uvas Sémillon e Sauvignon Blanc botritizadas, colhidas em voltas sucessivas pelo vinhedo.

284-vinhedo

Os terrenos de cultivo são planos com seixos de silício, assentados em subsolos areno – argilosos – calcários.

284-uvasDevido à proximidade do Atlântico e com a cumplicidade do Ciron, a área registra no Outono manhãs úmidas, enevoadas, substituídas pelo brilho do sol à tarde, condições ideais para o aparecimento e a proliferação da botrytis cinérea e da podridão nobre.

284-vinhoA vinificação adequada das uvas botritizadas origina vinhos doces voluptuosos, aromáticos, com um nariz de laranja com mel, compotas e tostados (torradas, café), contrapondo sabiamente álcool e açúcar residual à acidez e que se fazem dourados com o tempo desenvolvendo o inimitável sabor tostado – para os franceses, “goût de rôti” – para transformar-se num néctar cremoso que embalsama o olfato e abençoa o paladar, parceiro imbatível do foie gras e do Roquefort.

Tudo isso resulta do talento humano ao se aproveitar das condições especiais de solo e micro clima do incrível e generoso terroir de Sauternes.