232 | Vinícolas nos territórios do Maipo Alto

Se você pretende aproveitar uma ida a Santiago do Chile para visitar vinícolas próximas, lembre-se de que vinte delas encontram-se ali pertinho na parte alta do Rio Maipo, no sopé dos Andes. Trata-se de área vizinha à capital que se pode subdividir em cinco territórios, a saber: Sopé da Cordilheira, Margens do Maipo, Bacia de Pirque, Limite Oeste e Planalto de Huelquén.

O sopé da Cordilheira, entre os rios Mapocho, que corta Santiago, e o Maipo mais ao sul, comporta as vinícolas Aquitânia e Domus, bem como a tradicional Cousiño Macul, em altitudes entre 600 e 700 m.

maipo

Nas margens do Maipo encontrará a Portal de Pirque e parte da Concha y Toro, próximas do rio, enquanto que um pouco mais distanciadas, no lado norte, estão as formidáveis Chadwick e Almaviva, além de outra fração da Concha y Toro, as duas primeiras localizadas junto ao rio, em altitudes de 670 m, as demais algo mais afastadas e também mais próximas de Santiago, na altitude de 700 m.

chadwick

almaviva

Ao sul do Maipo, nas proximidades dos Andes, encontra-se a Bacia (“Cuenca”) de Pirque com os muros grosseiros de pedra (“pircas”) que dão nome ao local. Ali você encontrará a vinícola William Fevre, no centro da área, além de Haras de Pirque, com seu formato arquitetônico de ferradura, e El Principal nos seus limites.

No limite oeste da Cordilheira, de topografia acidentada e bosques nativos conservados, pode-se visitar tanto empreendimentos tradicionais, como Viña Carmen e Santa Rita, quanto outros mais recentes, entre eles Portal del Alto, Perez Cruz e Hacienda Chada, na altitude de 500 m.

Finalmente, citemos os empreendimentos vitivinícolas Antiyal e Huelquén, no ambiente rural do Planalto de Huelquén, altitudes entre 385 e 500 m, de grande atração paisagística, adequado pano de fundo para selfies e similares.