237 | Vinhos brasileiros em importadoras?

Começou há alguns anos, quando uma importadora de São Paulo incluiu  no seu catálogo vinhos de Bento Gonçalves (RS), em meio aos importados.

Parece que deu certo, pois, se a Angheben não mais aparece no catálogo da Importadora Vinci,  ela continua incluindo vinhos brasileiros no seu  portifólio. E outras, como a Decanter e a Mistral,  passaram a fazer o mesmo.

A Vinci tem atualmente o espumante Talise Brut. Com Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico do Vale dos Vinhedos (RS), o Talise leva a assinatura do jovem enólogo Luiz Henrique Zanini, da Vinícola Vallontano.

Tem mais. Vitorioso à frente da Importadora Decanter, de Blumenau (SC), o empresário Adolar Hermann dedica-se agora também à produção de vinhos no RS e em SC.  Em 2009, a família Hermann adquiriu um vinhedo em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste (RS), dando origem à Vinícola Hermann. Ela conta com assessoria do português Anselmo Mendes – o “Rei do Alvarinho” em Portugal –, dando aos vinhos Hermann um ar lusitano, como confirmam o branco Matiz Alvarinho, o tinto Matiz Touriga Nacional e o espumante Lírica, da casta portuguesa Gouveio com Chardonnay.

Também distribuídos pela Importadora Decanter são os brancos e tintos da Quinta da Neve, de São Joaquim, no planalto catarinense, uma sociedade dos Hermann com o empresário Acari Amorim.  Brancos de Sauvignon Blanc e de Chardonnay, e tintos Cabernet Sauvignon e Pinot Noir, sendo que o Quinta da Neve Pinot Noir, que me foi apresentado pessoalmente por Acari ainda no início, está entre os melhores Pinot Noir que o Brasil já conseguiu elaborar com essa variedade complicada e refinada.

Cito finalmente os produtos brasileiros da Importadora Mistral. Um deles é o Oriundi Masi-Zanini, fruto da colaboração do citado Luiz Zanini com a empresa italiana Masi, do Vêneto, que mescla a italiana Teroldego com Tannat e Tempranillo. Os outros são oriundos da Vallontano, pequena vinícola do Vale dos Vinhedos, com espumantes, brancos e tintos. Brasileiros disputando honrosamente lugar com os importados.