251 | Pias, Alentejo e o Monte da Capela

Situada na sub-região de Moura, no Alentejo, a localidade de Pias assenta-se na margem esquerda do Rio Guadiana em uma das áreas mais ensolaradas de Portugal. Solos calcários e clima favorável fazem os terrenos em torno adequados para o cultivo da vitis vinífera e para a elaboração de tintos de qualidade, com aromas e sabores pronunciados.

É nesse local que Edgar Azevedo, industrial alentejano do campo da fabricação de garrafas, tendo se associado ao casal Roque do Vale, Maria Clara e Carlos, implantou a simpática vinícola Monte da Capela cujos vinhos Monte da Capela e Herdade da Capela levam a assinatura da enóloga Alexandra Mendes.

pias-alentejo-e-o-monte-da-capela-1 

pias-alentejo-e-o-monte-da-capela-2 

pias-alentejo-e-o-monte-da-capela-3 

Estando com eles em outubro passado, tive conhecimento da origem do nome da propriedade. Segundo uma lenda local, bem cara aos portugueses, Santa Luzia, a mártir cristã siciliana, protetora dos olhos, apareceu para pastores junto a uma oliveira pedindo para ser erguida no local uma ermida para sua invocação. A construção deu-se no Século XVI, e a capela branquinha homenageando a padroeira está lá até hoje inspirando as festividades na região.

As castas são as alentejanas tradicionais: Aragonez, Trincadeira e Alfrocheiro, ao lado da Alicante Bouschet e da Touriga Nacional, esta onipresente em Portugal.

Tivemos então a oportunidade de degustar e apreciar os excelentes Monte da Capela Reserva 15 anos, Herdade da Capela Private Selection, Terras de Pias Reserva e o Adega de Pias VRA. Uma festa!