266 – Duas atrações alemãs após a Reunificação

Talvez vocês saibam, queridos leitores, que 3 de outubro é feriado na Alemanha. E sabem por quê?  Comemora-se  nessa data a reunificação das antigas Alemanhas Oriental e Ocidental, separadas desde o fim da Segunda Guerra Mundial e unidas de novo em 1990.

Para o Mundo do Vinho o fato histórico incorporou duas denominações de origem ao conjunto das regiões vinícolas alemãs, a saber, Sachsen  e Saale-Unstrut, que se localizavam na Alemanha Oriental. Ambas eram pouco conhecidas fora das fronteiras, porém fortes em termos de atração turística, inclusive pela proximidade com Dresden e Leipzig. De forma que atualmente é de 13 o numero de regiões vinícolas alemãs entre as quais  o Mosel, o Rheingau e o Pfalz, daqueles Rieslings diáfanos, e a Francônia, de brancos secos nas garrafas bojudas, são bem conheci por aqui.

SACHSEN (leia-se  zák-zen)– Das 13, a  Região Vinícola da Saxônia (WeinbaugebietSachsen) é a que se situa mais a leste, no vale do Rio Elba, tendo sua sub-região mais renomada em  Meissen, de vinhos delicados e porcelanas famosas.  Com menos de 500 hectares plantados, está entre as menores da Alemanha, com predomínio de brancas, Müller Thurgau à frente, Riesling e Weissburgunder. Tintas são minoria e a Pinot Noir, germanizada como Spätburgunder (borgonhesa tardia), a variedade tinta mais plantada, não chega a 8% do total.

A mais antiga e também a maior e mais linda das vinícolas de Sachsen encontra-se no Palácio Proschwits (prósh-vits), antiga sede do Bispado, onde o vinho é elaborado na cantina (Weingut Schloss Proschwits), modernizada em 1998. Como curiosidade, foi em Meissen, a cidade das porcelanas, que se instalou a primeira escola de vinicultura do mundo.

SAALE-UNSTRUT (leia-se zale-unstrut)Colinas verdejantes, vinhedos a perder de vista,  igrejas e castelos medievais nas elevações coroando a paisagem… Se acha que estou falando da Itália, errou por pouco, pois trata-se de Saale-Unstrut, a Toscana do Norte, a região de vinhos de qualidade mais ao norte da Alemanha, na mesopotâmia, entre os rios Saale e Unstrut. 

Com uma tradição  milenar no cultivo das uvas e na elaboralção de vinhos, Saale-Unstrut mescla, nos dias atuais, tradição e modernidade na vinicultura. Vinhos brancos e tintos distinguem-se pela fineza, pelo frutado e pela mineralidade. Predominam em seus brancos secos a Müller Thurgau e a Weissburgunder. Aqui, porém, os tintos têm posição mais destacada chegando a um quarto do total, originados pelas variedades Dornfelder e Portuguieser.

Famosa pelas fortalezas,  castelos e igrejas, Saale-Unstrut pode proporcionar uma imersão artística nas visitas ao Castelo de Freyburg ou à Catedral de Naumburg,seguida de passeios pela rota do vinho (Weinstrasse) e pelos os vinhedos com degustações, por exemplo, na Vinícola Waschfeld, na Krause, na Beyer, na Deckert, na Bobbe… um sem número de alternativas para apreciadores da arte, da arquitetura e dos vinhos alemães.