Borgonha, essa desconhecida... II

Devido ao grande sucesso da primeira degustação apresentada em maio e para atender à grande fila de espera, Roberto Rodrigues (RR) preparou uma nova apresentação de vinhos da Borgonha. Muito se fala sobre os vinhos dessa região, mas pouco se degusta de lá. Talvez os dois principais motivos sejam o preço elevado dos vinhos e a grande profusão de produtores com níveis de qualidade muito variados. Nos grupos de degustação, os vinhos da Borgonha, quando raramente aparecem, são os que geram o maior desvio padrão entre as notas dos participantes. Muitas pessoas até concluem que não gostam de vinhos da Borgonha. Mas, então, como conhecer os vinhos de lá?

Roberto Rodrigues acaba de saltar do Les Grands Jours de Bourgogne para o qual foi convidado pela terceira vez. O evento, com duração de cinco dias (de segunda a sexta), acontece a cada dois anos em vários locais, onde são oferecidos para degustação uma ampla variedade de vinhos. Na edição de 2018 estavam em degustação, aproximadamente, onze mil vinhos. Segundo RR, a grande dificuldade de participar de um evento deste é decidir o que degustar e o que não degustar; e ainda o que raramente beber.

Após apreciar vários rótulos, Roberto selecionou para esta degustação um pequeno panorama com vinhos que não custam “os olhos da cara”, mas que deixarão lembranças memoráveis. Incluiu um La Grande Rue que é o Grand Cru ao lado (alguns metros) do famoso Romanée Conti. Os vinhos, trazidos por ele para esta degustação, são:

  • Moulin-À-Vent Vieilles Vignes 2009
  • Château Portier (Cru de Beaujolais)
  • Marssannay 2013, Les Vignerons de Marsannay
  • Charmes-Chambertin Grand Cru 2011, Domaine Tortochot
  • La Grande Rue Grand Cru 2009, Domaine François Lamarche
  • Le Concis du Champs Chassagne-Montrachet 2012, Hubert Lamy
  • Puligny-Montrachet Les Champs Gains Premier Cru, Roger Belland

Ao final, a tradicional tábua de queijos e frios. Degustação especial para quem quer conhecer um pouco mais sobre a Borgonha.

Evento limitado a apenas 14 felizardos.

Data: 11 de junho, segunda-feira
Hora: 19h30
Local: ABS Flamengo
Preços: R$ 363,00 (sócio) / R$ 471,00 (não sócio).
Mais informações e inscrição: 2285-0497 / 2265-2157 / abs@abs-rio.com.br