Concurso Brasileiro de Sommeliers

Realizou-se no último dia 02 de março, em São Paulo, o 9º Concurso Brasileiro de Sommeliers, que selecionou o sommelier brasileiro que irá representar o Brasil no Concurso Mundial, a ser realizado em Mendoza, entre os dias 15 e 20 de abril. Foram seis os finalistas para a fase de degustação e serviço, aprovados numa prova escrita com 75 perguntas sobre os mais variados temas do trabalho de um sommelier. A prova foi aplicada simultaneamente no Rio e em São Paulo. Ao final, três paulistas, dois cariocas e um catarinense disputaram o privilégio de representar o país no Concurso Mundial.  A prova de degustação e serviço constou da degustação às cegas de três vinhos – Côtes de Jura Savagnin 2004, do Domaine Rolet,  que a maioria confundiu com um Jerez pelo seu toque oxidado; Mercurey Premier Cru 2012, da Maison Chauvot-Labaume; e um vinho doce Coteaux du Layon Chaume 2009, do Domaine Vallées, da região do Loire – e da identificação de cinco líquidos colocados em taças pretas – um Steinhaeger, uma eau de vie Poire Williams, um chá imperial, um saquê envelhecido e um Jameson Irish Whiskey.  Em seguida houve a prova de serviço, quando o candidato abre uma garrafa de espumante, faz uma decantação de um tinto envelhecido e propõe harmonização de quatro pratos para oito convivas. Durante esta etapa, são feitas três perguntas aos candidatos versando sobre enogastronomia. Para finalizar, a correção de uma carta de vinhos contendo dez rótulos que podem conter erros de grafia, de localização, de tipo de vinho etc. Para execução destas provas o candidato dispõe de 40 minutos.

Ao final, saiu vencedor o sommelier Diego Arrebola, de São Paulo, tornando-se, assim, bicampeão brasileiro (ele venceu em 2012). Em segundo lugar, com uma brilhante prova, ficou um candidato do Rio, Ramon Rodrigo Justino Piemonte, sommelier do Sofitel. Em terceiro, a candidata paulista Lerizandra Salvador, do restaurate Vicolo Nostro.  O outro candidato carioca, Marco Aurelio de Sousa Lopes Nascimento, do restaurante Quinta do Escanção, de Petrópolis, conquistou  a quarta colocação.

Nas fotos, os seis finalistas, Ramon Justino com  sua placa de premiação, Marco Aurélio recebendo o brinde da Chandon das mãos do ex-presidente da ABS SP, Mario Telles  e os três primeiros colocados com suas respectivas placas.

concurso-brasileiro-de-sommeliers-1 

concurso-brasileiro-de-sommeliers-2 

concurso-brasileiro-de-sommeliers-3 

concurso-brasileiro-de-sommeliers-4