Curso Intensivo aos Sábados

No sentido de atender aos alunos que não podem dispor de tempo durante a semana, a ABS-Rio lançou o Curso Intensivo aos Sábados. O curso, com carga horária de 20 horas/aula, contemplará os conteúdos dos cursos Básico e de Degustação e acontecerá nos dias 16, 23 e 30 de setembro.

O valor do curso inclui livro, apostila, cópia das apresentações das aulas em meio digital e todos os vinhos (24 rótulos) a serem degustados.

Preço: R$ 1.100,00 (pode ser pago em até quatro vezes no cartão).
Atenção: Inscrições abertas. Vagas limitadas.

Veja o programa:

16 09h – 11h História. Estatísticas. O vinho no Brasil. Fatores que influenciam a qualidade do vinho. Plantio. Cuidado com as videiras. Principais castas viníferas. O vinho e a saúde.
  11h – 13h Vindima. A cantina. Elaboração de um vinho branco. Elaboração de um vinho tinto. O papel das barricas de carvalho. As rolhas.
  14h – 16h Elaborações especiais. Vinhos rosé, doces fortificados: Porto, Madeira, Jerez e outros. Doces não fortificados. Elaborações regionais específicas. Destilados do vinho.
  16h – 18h Os espumantes. Métodos. O champagne. Os espumantes nacionais, Crémant, Mousseux, Sekt, Cava, Espumanti, Sparkling. O serviço dos espumantes.
23 09h – 11h A degustação dos vinhos. Análise sensorial – aspectos visuais, aspectos olfativos.
  11h – 13h A degustação dos vinhos. Análise sensorial – aspectos gustativos. Amadurecimento e envelhecimento. Evolução dos atributos do vinho. Uso da ficha analítico-descritiva.
  14h – 16h Harmonização entre vinhos e comidas.
30 09h – 11h O serviço dos vinhos – ordem de precedência e temperatura de serviço. Copos, garrafas, decanters e outros instrumentos usados no serviço do vinho.
  11h – 13h Panorama dos vinhos do mundo. Velho Mundo. Histórico, legislação, características.
  14h – 16h Panorama dos vinhos do mundo. Novo Mundo. Histórico, legislação, características.