Curso Introdução ao universo cervejeiro

O curso será ministrado por Pedro Barcellos, sommelier e mestre em estilos, formado pelo Instituto da Cerveja Brasil, além de professor e consultor. Atua como jurado em concursos cervejeiros, participou do World Beer Sommelier Championship (WBSC) 2015 e está entre os 50 melhores sommeliers de cervejas do mundo. Nas quatro aulas do curso serão abordados a história da cerveja, as matérias-primas utilizadas e o processo de produção; conheceremos grandes escolas, estilos e tradições; ao final, serão dadas noções de serviço e harmonizações. As aulas terão a duração de duas horas e meia cada, totalizando dez horas e com degustação de doze rótulos de cerveja. Veja o programa:

1) História da cerveja; Matérias-primas; e Processo de produção.

Na primeira aula, vamos estudar a História da cerveja, todo o processo de produção e as matérias-primas. Ao final da aula degustaremos três rótulos de cerveja: Botto Bier Tcheca; Botto Bier Thor; Botto Bier Zoontje.

2) As quatro grandes escolas cervejeiras, tradições, diferenças e estilos.

Na segunda aula, estudaremos as quatro grandes escolas cervejeiras, suas tradições, diferenças e principais estilos. Serão degustadas: Delirium Tremens; Westmalle Tripel; Westmalle Dubbel.

3) Serviço, escolha correta das taças e análise sensorial; diretrizes de como analisar a sua cerveja.

Na terceira aula, falaremos sobre o serviço, a diferença e a escolha correta das taças e as diretrizes para analisar sensorialmente a cerveja. Ao final, serão degustadas: RockBird Umbu Brasilien Weisse; RockBird Hoppy Bird; RockBird The Bird is The Word.

4) Harmonização, diretrizes e prática com queijos e embutidos.

Na quarta aula, o foco é a harmonização. Falaremos de todas as diretrizes e conceitos e teremos uma aula prática, harmonizando cervejas e embutidos. Degustaremos: Oceânica Easy Dive; Oceânica Slow Down; Oceânica Born 2 Rock.

 

Data: de 20 de fevereiro a 13 de março, às terças-feiras

Hora: de 19h15 a 21h45

Local: ABS Flamengo

Preço: R$ 434,00 (não-sócio) / R$ 334,00 (Sócio). Em até 4x no cartão.