Final de ano

Com a lenta recuperação da economia ocorrida este ano, permaneceram as dificuldades operacionais para as empresas e as restrições para muitos orçamentos domésticos. Nesse sentido, grande foi o esforço de todos para manter e ampliar a qualidade das variadas atividades de nossa Associação, com a oferta de novas alternativas de periodicidade e horários de cursos, de modo a facilitar seu acesso pelos interessados. O quadro de associados, após a queda ocorrida nos últimos anos, também está em lenta, mas segura, recuperação.

Os cursos profissionais, nos ciclos I, II e III, atividade fundamental para a ABS, contaram com nove turmas e 193 alunos. Em provas especialmente convocadas, foram homologados três profissionais. O Concurso Nacional de Sommeliers, realizado no Rio, selecionou dois profissionais para representar o Brasil no Concurso Pan-americano que foi realizado em Montreal, no Canadá.

Os cursos iniciais, procurados principalmente por enófilos para adquirir ou desenvolver seus conhecimentos, foram realizados em 14 turmas, com um total de 516 alunos. Cursos complementares para aperfeiçoamento foram oferecidos em nove turmas, que receberam 193 alunos.

Degustações com temas variados, apresentadas por professores da ABS-Rio e convidados, bem como enólogos representantes de produtores nacionais e internacionais, alcançaram 76 encontros, com 1.679 participantes.

Estamos terminando este ano com 55 grupos de degustação, formados por 379 participantes, que continua sendo atividade fundamental na ABS-Rio.

Foram realizadas no período viagens em grupo da ABS-Rio a Bordeaux, à Serra Gaúcha (duas), ao Planalto Catarinense e, pela primeira vez, à Campanha Gaúcha.

Nossa lista de estabelecimentos conveniados, principalmente restaurantes, com vantagens variadas para os associados,  dispõe de 59 nomes.

A ABS completou 35 anos, comemorando no evento Festa da Primavera, realizada no hotel Hilton Copacabana, em setembro. Vamos todos, associados e funcionários, bem como nossos parceiros, produtores, fornecedores e colaboradores em geral, festejar neste final de ano e trabalhar no futuro visando os aniversários de 40, 45, 50 e demais anos, aprimorando e expandindo nossa querida Associação.

Bom Natal e Feliz Ano Novo para todos!

Luiz Castro Acatauassú Nunes
Presidente