Final de Ano

Mais um ano se passou e mais sucessos para a nossa ABS Rio. Como de praxe, apresentamos um sucinto resumo das nossas atividades durante o ano:

Nosso quadro social estabilizou-se em torno de 2.100 associados com intensa participação dos sócios nas diversas atividades disponibilizadas.

Foram 121 atividades, entre degustações, cursos, palestras e viagens. Os números finais da apuração sobre a participação em cursos e degustações são significativos: 1.279 participantes nos diversos cursos e 1.040 em degustações dirigidas. Detalhe importante é que, desse total, tivemos 850 alunos nos Cursos Básicos, Férias e Ciclo I de Profissionais, portas de entrada para o mundo do vinho.

As degustações denominadas de Novos Produtos mostraram o acerto da diretoria em cobrar um valor simbólico, democratizando o acesso a qualquer um dos 2.100 sócios. Foram 57 encontros com 1.605 participantes.

Foi mantida a rotina de viagens à Serra Gaúcha (1) e Planalto Catarinense (1) envolvendo no total 51 associados.

Os Grupos de Degustação continuam sendo uma das mais importantes atividades da ABS Rio: são 67 grupos envolvendo 479 associados, ocupando sete salas da ABS Flamengo, de 2ª a 5ª feira e mais duas salas na Barra.

A lista de pousadas, lojas e restaurantes conveniados que dão desconto ou permitem ao associado da ABS Rio levar o próprio vinho, sem cobrança de rolha, está com um total de 64 estabelecimentos.As atividades destinadas aos profissionais foram mantidas. Neste ano tivemos quato Ciclos I, três Ciclos II e um Ciclo III, com a duração de três meses cada, nos quais houve a participação de 187 profissionais.

Na área de concursos e homologações foi realizado o concurso “O Sommelier do Ano”, em parceria com o Wine and Food Festival, que premiou os três primeiros colocados com uma viagem ao Douro-Portugal (oferta da Comissão Vitivinícola dos Vinhos do Tejo) e uma viagem à Serra Gaúcha (oferta do IBRAVIN), além de outras premiações para os demais classificados. No final do ano foi realizado o Concurso Regional de Sommelier para escolher o melhor sommelier do Rio de Janeiro. Além disso, foram realizadas duas homologações de Sommeliers Profissionais, sendo aprovados três profissionais.

Para manter todas estas atividades em pleno funcionamento é necessária uma dedicação de pessoas integrantes da administração da Associação e de colaboradores em geral. Gostaríamos também de manifestar nossos agradecimentos aos importadores e proprietários de vinícolas, ao quadro de associados, aos nossos funcionários (fator fundamental), ao corpo didático, aos monitores e em especial aos membros da Diretoria pelo apoio recebido, que teve parcela significativa no êxito de nossas atividades.

Desejamos a todos um Feliz Natal, esperando que 2016 seja um ano com ainda mais realizações para a nossa ABS Rio.

Ricardo Farias
Presidente