Maneiras de explorar o admirável mundo do vinho: Feiras e eventos

Alexandre Follador é associado ABS Rio, formado nos cursos regulares e para profissionais, além de fazer parte dos grupos de degustação. Juntamente com Ana Follador, edita o site Idas e Vinhas, conduz degustações e representa vinícolas e importadoras no Rio de Janeiro.

O enófilo é, antes de tudo, um curioso. Mente aberta para descobrir uma nova casta, um novo corte, uma nova região vinícola. Afinal, o universo do vinho é um sem fim de novas sensações, novos conhecimentos. Uma das formas de vivenciar tais descobertas é, claro, viajar. E não são poucos os destinos! O enófilo mais aventureiro pode visitar as novas fronteiras vinícolas (extremo norte do Chile e até mesmo a China…) e o mais conservador certamente pode experimentar intensa felicidade ao explorar França, Portugal, Itália…

Mas em tempos de dólar e euro nas alturas, essa alternativa pode ficar cara. Além disso, nem todo enófilo tem tempo ou disposição para se deslocar de vinícola em vinícola, de região em região. Há ainda os que têm pressa, que buscam provar o maior número de rótulos possível (seguindo a linha “1001 vinhos para beber antes de morrer”). Para esses, uma solução empolgante são os eventos e feiras de vinho. São centenas de produtores de vários países reunidos em um só local: o mundo ao alcance de uma taça!

Tais eventos também vêm se multiplicando, e iremos mencionar apenas alguns deles.

  1. Wine Spectator’s New York Wine Experience 2015 – Prestigiado evento da renomada revista, aconteceu em outubro (22 a 24) nos salões do hotel New York Marriott Marquis. Além de uma programação intensa durante o dia, nas noites de 22 e 23 ocorreu a grande exposição. Foram 250 produtores oferecendo seus melhores rótulos (que tenham recebido pontuação igual ou superior a 90)! Château Margaux, Lafite-Rothschild, Mouton-Rothschild, Châteu d’Yquem, supertoscanos como Sassicaia, Ornelaia, os grandes Portugueses (Quinta do Crasto, Ramos-Pinto), Almaviva e Seña entre os chilenos… só para se ter uma ideia.
  2. Vinitaly 2016 – Um dos maiores eventos europeus, acontece em Verona. A próxima edição será em Abril de 2016 (10 a 13). Além de eventos paralelos (como o dedicado a vinhos orgânicos), o evento principal contou com mais de 4000 expositores e recebeu mais de 150 mil visitantes em 2015.
  3. Festivais na França – São incontáveis os eventos! O ano já começa celebrando o vinho! Em janeiro acontece o Festival de São Vicente, em praticamente todas as regiões. Borgonha e Bordeaux possuem um calendário anual muito rico, com destaque para o leilão anual de vinhos do Hospices de Beune, em novembro, na Borgonha.
  4. Alemanha – A ProWein, em Dusseldorf, é a maior feira destinada apenas ao público profissional. A edição de 2016 ocorrerá entre 13 e 15 de março. Em 2015, o evento atraiu mais de 50 mil visitantes de 120 países e quase 6.000 expositores.
  5. O Brasil também vem se aprimorando no campo das grandes feiras. A Expovinis (que acontece em São Paulo, em abril) terá sua 20ª edição entre os dias 5 e 7 de abril de 2016 e já é considerada a maior feira de vinhos da América Latina. Em 2015 foram mais de 10 mil visitantes, 430 marcas expositoras e nada menos que 5.500 rótulos apresentados.

Em nosso País, na verdade, o enófilo está cada vez mais bem atendido. Além da Expovinis, de eventos conduzidos por importadoras e dos festivais no Rio Grande do Sul, estamos atraindo cada vez mais a atenção de organizações promotoras de vinhos de outros países, notadamente Portugal (Vinhos de Portugal, Vinho Verde, Vinhos do Alentejo etc.), Chile (Wines of Chile), Uruguai (Wines of Uruguai), Argentina (Wines of Argentina). Por isso, fiquem atentos pois são muitas ações ocorrendo ao longo do ano!