Viagem à Serra Gaúcha

Nada substitui a presença física, a vivência e a experiência no processo de aprendizagem. Este é o princípio que faz a ABS-Rio promover viagens à Serra Gaúcha para complementação de aprendizagem de seus cursos de Iniciação e de Degustação de vinhos. O resultado é impactante sobre todos os viajantes. E não foi diferente no período de 09 a 12 de março do corrente ano.

Os 26 sócios que estiveram com a ABS-Rio nas vinícolas Dom Cândido, Miolo, Salton, Chandon e Boscatto ficaram muito impressionados com o que puderam vivenciar. Vinicultores apaixonados que se dedicam integralmente à produção de vinhos brasileiros com qualidade. Enólogos que acreditam que o bom vinho começa nos vinhedos, o que os leva a se preocuparem com a casta a ser plantada, com a sua adequada condução, com a sua correta exposição solar, com a adubação, com a poda etc. São vinicultores que investem em tecnologia desde a colheita, passando pelo desengaçamento, prensagem e fermentação, buscando processos e maquinários mais modernos. O processo de amadurecimento e envelhecimento acontece em adegas que mais parecem catedrais do vinho, dado o esmero em que são construídas e concebidas.

Em todas as vinícolas visitadas, pudemos constatar que a vitivinicultura nacional está no caminho certo para conquistar não só o mercado brasileiro, mas também o internacional, com vinho s de qualidade, podendo competir em nível de igualdade com os melhores produtores do mundo.

abs_boletim 308_viagemserragaucha

O grupo foi conduzido pela vice-presidente e monitora da ABS-Rio, Maria Helena Tauhata.