Concurso Mundial de Sommeliers

Foi realizado na Antuerpia, Bélgica, entre os dias 11 e 15 de março, o XVI Concurso Mundial de Sommeliers. Nesta edição, participaram os melhores sommeliers de 63 países e também os vencedores dos campeonatos continentais (América, Ásia e Europa), totalizando 66 candidatos.

É uma verdadeira (e difícil) maratona chegar à final deste campeonato. As provas começaram na segunda-feira (dia 11) e se estenderam por uma semana. Nos dois primeiros dias, todos os candidatos participam das provas teóricas e práticas (neste ano, os profissionais não podiam nem usar relógio para impedir que algum candidato, com um relógio mais tecnológico, conseguisse obter informações privilegiadas). Quarta e quinta-feira foram os dias da semifinal, com novas provas teóricas e práticas.

Na sexta-feira, os 19 candidatos semifinalistas chegaram ao teatro Elisabeth Center e subiram ao palco para receber seus diplomas. Somente neste momento, foram anunciados os nomes dos três finalistas. A prova final começou minutos após este anúncio.

Após árdua disputa entre os três finalistas, saiu vencedor o alemão Marc Almert. A representante da Dinamarca, Nina Jensen, foi a vice-campeã, e em terceiro lugar ficou o representante da Letonia, Raimonds Tomsons (foto). O Brasil foi representado pelo sommelier Diego Arrebola, que, embora tenha feito uma boa apresentação, não logrou classificação para as finais.