Concurso Challenge Internacional Sud France

Com a presença de Rogério Rebouças, representante do Sud France no Brasil, foi realizado o Challenge Internacional Sud France, que selecionou o representante brasileiro para o Challenge Internacional Sud de France, previsto para acontecer durante a Wine Paris, em fevereiro de 2020. O concurso é resultado de uma parceria entre ABS-Rio, Agência Regional de Desenvolvimento Econômico da Régião Occitânia, AD’OCC e Sud de France, com apoio da ABS-MG e colaboração da ABS-SP.

O Concurso foi coordenado pelo presidente da ABS-Rio Joseph Morgan e pelo diretor de ensino da ABS-RJ Ricardo Farias, com a supervisão do representante do SUD France. Foram onze candidatos numa disputa dividida em duas etapas: uma prova escrita classificatória, de nível internacional, similar às provas aplicadas ao sommelier para obter o certificado Master Level Sud de France; e uma prova prática de degustação e serviço, na qual o candidato foi submetido a degustação às cegas, serviço do vinho, harmonização dos pratos com os vinhos, correção de uma carta de vinhos e identificação de imagens vinculadas ao mundo do vinho. Da mesma forma que a prova escrita, a prova prática, realizada no restaurante Érico, na Barra da Tijuca, foi equivalente às provas internacionais e as questões foram especialmente preparadas pela UDSF, a Union de La Sommellerie Française.

Os três classificados para a final foram Raimundo Pires, do Rio de Janeiro, nascido no Ceará, com 42 anos, sommelier homologado pela ABS-Rio e vencedor do X Concurso Regional de Sommelier em 2017 tendo ainda conquistado o Prêmio Brasil de Sommelier 2019 de vinhos brasileiros; o representante de São Paulo, Marc Dollinger, sommelier na Vinoteca Empório Santa Maria, em São Paulo, franco-brasileiro, nascido em São Paulo, formado em gastronomia pela Anhembi-Morumbi e em sommellerie, pelo Centre de Formation Professionelle et de Promotion Agricole de Beaune, na França; o.terceiro finalista foi o representante de Minas Gerais, Gustavo de Pádua, sommelier e gerente operacional do restaurante Alma Chef, em Belo Horizonte, com experiência também nas importadoras Porto a Porto, Vinci e Decanter.

Computadas as notas da prova escrita classificatória e da prova prática, Raimundo Pires (foto), sommelier do Rio de Janeiro, foi o grande vencedor do Challenge Internacional Sud France etapa Brasil. Antes da realização da etapa internacional, Raimundo fará um estágio técnico na França. Parabéns por mais esta vitória na sua carreira.