X Concurso Regional de Sommeliers

x-concurso-regional-sommelier-17A primeira etapa do concurso (prova escrita) contou com 18 participantes, dos quais foram finalistas Raimundo Mesquita Pires (Bingo Bar e Restaurante), Ramon Rodrigo Justino Piemonte (Mercado da Praça) e Maxwell Francisco dos Santos Silva (Restaurante Don Camillo). A prova prática aconteceu no Hotel Novo Mundo e constou de: degustação de dois vinhos e identificação de cinco líquidos nas taças pretas; abertura de um espumante; decantação de um tinto; respostas a três questões; proposta de harmonização de um menu com entrada, prato principal e sobremesa; e correção de uma carta de vinhos com erros.

Este concurso apresentou duas novidades na prova prática: identificação de algumas imagens do mundo do vinho (no caso, Robert Mondavi, Château Latour, Vinícola Miolo, Vinícola Villa Francioni e o vinhedo Romanée Conti); e abertura de um espumante Magnum para que seu conteúdo fosse dividido por 15 taças, sem poder voltar à mesma taça e procurando servir todo o conteúdo da garrafa, sem faltar nem sobrar nada.

Após todas as provas, saiu vencedor o sommelier Raimundo Mesquita Pires, do Bingo Bar e Restaurante. Parabéns aos finalistas e em especial ao grande vencedor. Nossos agradecimentos à Spieglau (3216-9555) pela bela taça confeccionada especialmente para o concurso (na foto com Raimundo), ao Espírito do Vinho (Anibal – 2286-8838) e à Aurora (Lourdes Leiras – 2580-2180) pelos presentes ofertados.