230 | Combinando vinhos e comidas pela cor

Curiosamente, os princípios da harmonização levam a coincidências que simplificam, em certos casos, a escolha de um vinho para certo prato. Trata-se do ajuste, válido para muitos casos, de brancos, tintos ou rosados com a cor da comida.

curiosidades_combinandopelacor-siteSe passamos para comidas douradas, à base de milho ou temperadas com molhos amarelos, de manteiga ou ovos, a escolha passa para um vinho de roupa dourada como um Chardonnay de bom corpo com passagem por madeira.

Um caso clássico é o ajuste do salmão com vinho rosé, em geral uma combinação imbatível em que sabores e cores se ajustam ás maravilhas. Da mesma forma os vinhos rosés claros adéquam-se ao siri desfiado, aos camarões e ao atum quando o molho é discretamente rosado.

A cor vermelha dos embutidos pode nos inclinar para um Pinot Noir, com sua tonalidade rubi clara.

Finalmente, para comidas mais escuras, podemos pensar em tintos concentrados como Cabernet Sauvignon, Malbec ou Syrah, especialmente indicados para carnes vermelhas, cordeiro e caças com molho ferrugem, a cor do molho lembrando a cor do vinho.

Podemos até concluir que comidas verdes e amarelas pedem vinhos de climas frios, comidas rosadas e vermelhas claras, de climas temperados, e comidas escuras, vinhos de climas quentes…