Introdução ao Universo Cervejeiro

O curso será ministrado por Pedro Barcellos, sommelier e mestre em Estilos, formado pelo Instituto da Cerveja Brasil. Pedro também é professor e consultor, e atua como jurado em diversos concursos cervejeiros e participou do World Beer Sommelier Championship (WBSC) 2015, estando entre os 50 melhores sommeliers de cervejas do mundo. Nas quatro aulas do curso serão abordados a história, passando pelas matérias-primas, processo de produção e chegando às grandes escolas, estilos e tradições. Noções de serviço e harmonizações também estão na pauta. As aulas terão a duração de duas horas e meia cada, e com degustação de doze rótulos de cerveja. Aulas:

1) História da cerveja, Matérias-primas e Processo de produção.
Na primeira aula vamos estudar a história da cerveja, todo o processo de produção e as matérias-primas. Ao final, degustaremos três rótulos de cerveja: Botto Bier Tcheca; Botto Bier Thor; Botto Bier Zoontje.

2) As quatro grandes escolas cervejeiras, Tradições, Diferenças e Estilos.
Na segunda aula estudaremos as quatro grandes escolas cervejeiras, suas tradições, diferenças e principais estilos. Ao final, degustaremos três rótulos de cerveja: Delirium Tremens; Westmalle Tripel; Westmalle Dubbel.

3) Serviço, escolha correta das taças e análise sensorial; diretrizes de como analisar a sua cerveja.
Na terceira aula falaremos sobre o serviço, a diferença e a escolha correta das taças e as diretrizes para analisar sensorialmente a cerveja. Ao final, degustaremos três rótulos de cerveja: Rock Bird Umbu Brasilien Weisse; Rock Bird Hoppy Bird; Rock Bird The Bird is The Word.

4) Harmonização; Diretrizes e prática com queijos e embutidos.
Na quarta aula o foco é a harmonização. Falaremos de todas as diretrizes e conceitos e teremos uma aula prática harmonizando cervejas com queijos e embutidos. Degustaremos: Oceânica Easy Dive; Oceânica Slow Down; Oceânica Born 2 Rock.

Data: 07, 14, 21 e 28 de novembro, quartas-feiras
Hora: 
19h15
Local:
Flamengo 
Preços:
R$ 334,00 (sócio) / R$ 434,00 (não sócio). Parcelamento em até 4x no cartão.