Viagem didática à Serra Catarinense

Entre os dias 24 e 30 de junho, a ABS-Rio realizou mais uma viagem didática, desta vez ao Planalto Catarinense. O grupo, formado por 13 associados e conduzido pelo prof. Roberto Rodrigues, visitou vinícolas nas regiões de São Joaquim e Treze Tílias. A chegada a Florianópolis ocorreu no domingo pela manhã, e após um city tour pela cidade o grupo almoçou no restaurante Perlage, com vinhos da vinícola Quinta da Neve, cujo o sócio Acari Amorim recepcionou o grupo e fez a descrição dos vinhos degustados, com destaque para o Pinot Noir e o Sauvignon Blanc. Após o almoço, descanso e passeios pela cidade. Na segunda-feira o grupo se deslocou para São Joaquim, onde estava um frio gostoso que tornava os chalés da Pousada Serra Catarinense bem atraentes com suas lareiras e lençóis térmicos. A visita do dia foi na Villagio Basetti, onde o proprietário, Eduardo, recebeu o grupo para visita, degustação e um “tramonto”. Roberto ficou muito feliz em degustar o vinho seu xará: sim, o vinho chama-se Roberto e agradou a todos. No dia seguinte visita à linda Villa Francioni, onde foram degustados seis vinhos. Após a visita, saída para Monte Agudo, onde os vinhos acompanharam um belo almoço diante de uma paisagem muito bonita e com a simpatia de uma das donas.  Após o almoço, passeio pelo centro de São Joaquim lamentando não estar nevando… Na quarta-feira o grupo visitou a pequena joia da viagem: a vinícola Leone di Venezia, onde foi recebido pelo enólogo da casa que propiciou a oportunidade de degustar vinhos nos tanques, nas barricas e depois seis dos vinhos. A cada vinho uma nova surpresa com a qualidade e o preço muito corretos. Não contentes os “estudiosos” do vinho degustaram mais três vinhos varietais junto com um no estilo Amarone e saborearam tábuas de frios e de queijos, antes de fazerem as compras. Leone di Venezia é toda decorada com peças italianas e uma verdadeira obra de arte. Simplesmente linda.

No dia seguinte, partida para Campo Belo do Sul, onde o grupo visitou a Abreu Garcia e foi recebido pelo enólogo Leonardo. Na visita o grupo conheceu a vinícola, o sítio arqueológico com resquícios datados do ano 1100 e a Capela de Santa Clara. Depois, foram degustados os vinhos e um almoço harmonizado com a vista maravilhosa de todo o vale. Na sexta-feira, a visita à Villaggio Grando teve que ser cancelada em virtude de problemas com o ônibus. Mas houve visita à Vinícola Santa Augusta, onde o grupo foi recebido pelo enólogo (Marcel) e pelo comercial (Leandro), com degustação e almoço preparado pelo chef Bruno, que fez uma harmonização criteriosa de vinhos. De volta a Treze Tílias, foi a vez da vinícola Kranz, cujo o proprietário, Walter Kranz, recepcionou o grupo e mostrou que faz milagres em uma pequena vinícola e fábrica de sucos (modular, desmontável, automatizada e moderna). Foram degustados os vinhos da última safra à venda e também o premiado Cabernet Sauvignon 2009. Muitos voltaram para o hotel e outros foram caminhar pela linda Treze Tílias, que é um pedaço da Áustria em plena Santa Catarina.

À noite, a despedida foi no próprio hotel, em um jantar típico italiano com música ao vivo e as cervejas artesanais produzidas no local. No dia seguinte, ida para Chapecó com destino ao nosso Rio de Janeiro. Foi uma verdadeira viagem didática, na qual a maioria aprendeu muito sobre uma nova fronteira vinícola e se divertiu entre pessoas  alegres, simpáticas e extremamente cultas. Todos já com saudades dos dias na Serra Catarinense…